domingo, 27 de junho de 2010

Nossa futura deputada, Rejane Dias, um exemplo de cidadania


A mais recente pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Instituto CaptaVox, sobre as candidaturas proporcionais – para deputados estaduais e federais –, confirmou o impressionante desempenho da pré-candidata do PT a deputada estadual, Rejane Dias. Com margem percentual significativamente maior do que os demais pré-candidatos, a ex-secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência aparece disparada na liderança da preferência do eleitorado, repetindo o constatado em todas as pesquisas realizadas até o momento neste período pré-eleitoral.
Não é, portanto, ingênuo dizer que Rejane Dias, esposa do ex-governador Wellington Dias – pré-candidato do PT a senador –, está se transformando na mais nova estrela de seu partido no Piauí. Por enquanto, ela é uma forte promessa, com grandes possibilidades de tornar-se realidade. Mas todos os sinais estão indicando que uma nova liderança vai despontar na política piauiense, ainda dominada por velhos conhecidos da população – alguns há mais de 20 anos cumprindo mandatos eletivos, perpetuando-se no poder, políticos profissionais em sua essência.
Além do aspecto da renovação, a pré-candidata representa o desejo da sociedade de contar com representantes que tenham verdadeiro compromisso com o povo, suas necessidades essenciais, sua luta por mais qualidade de vida, suas expectativas por melhores dias. Embora ainda perdurem as velhas práticas do clientelismo, da compra do voto, das negociatas na calada da noite, do uso abusivo da máquina administrativa para eleger candidatos diversos, os piauienses estão optando cada vez mais por políticos que possam prestar bons serviços à comunidade.

Postura cidadã

Essa postura mais crítica, democrática, cidadã têm se manifestado continuamente ao longo dos últimos 20 anos, em nosso Estado. A histórica eleição do governador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, em 1994, foi um exemplo clássico de que a população queria mudanças. A consagração de Wellington Dias, em 2002 – eleito ao Palácio de Karnak no primeiro turno –, foi outra demonstração inequívoca de que o eleitorado quer representantes que possam promover a cidadania, induzir o desenvolvimento, proteger os menos favorecidos, etc.

Rejane Dias tem esse perfil de compromisso e dedicação à causa social, construído como resultado da implementação de uma política pública pioneira no Piauí – hoje modelo para todo o País –, no sentido de incluir as pessoas com deficiência, antes esquecidas pelos governos. À frente da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias comandou um processo revolucionário que extrapolou a esfera governamental e sedimentou uma cultura de atenção e respeito aos indivíduos com deficiência. Por isso, seu nome dispara na preferência dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário