quinta-feira, 27 de maio de 2010

Barragem de corredores pode romper


O Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura alerta que pelo menos três barragens ameaçam romper, no Piuaí. Uma delas é a de Corredores, em Campo Maior.

Existem quatro barragens no Piauí com problemas, onde os prefeitos já relataram o temor de rompimento à direção do CREA/PI (Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura) e pediram providências. Segundo o presidente do CREA/PI, José Borges de Sousa Araújo, a vistoria e inspeção serão iniciadas esta semana ainda. José Araujo ainda comentou que o estádio Albertão, em Teresina, ainda tem problemas técnicos e pode ser interditado por conta disso.



Dentre as barragens apontadas como problemáticas tem as de Salinas, em Itaueiras; Corredores, em Campo Maior; Bezerro, em José de Freitas; e Piracuruca, sendo que esta última já houve uma vistoria e as providências já foram adotadas. A obra de recuperação custou R$ 3 milhões. O presidente do CREA/PI ainda citou o estádio Albertão com problemas técnicos, alegando que pode acontecer o mesmo incidente que houve na década de 70.

"O CREA é o órgão responsável pela fiscalização e defesa da sociedade. Estamos determinando que sejam feitas vistorias nessas obras. Deve ser apresentado um relatório técnico para ver a regularidade e detalhar, se houver problemas", comentou José Araújo. O presidente do IDEPI, Norbelino Lira de Carvalho, afirmou que antes da tragédia de Algodões, não havia órgão para fazer fiscalização e garantir a manutenção nas barragens do Estado, mas o governador determinou que fossem feitas vistorias e inspeções em todas as barragens e tomassem as providencias necessárias para garantir a manutenção e funcionamento.

Segundo Norbelino Lira, o problema de Algodões foi uma fatalidade, mas de dez mil barragens, uma rompe, deu azar de ser a do Piauí, que tem apenas 15 grandes barragens. No entanto, antes da tragédia não tinha nenhum órgão de fiscalização. "Uma barragem é mais segura que um avião. Não era para ter rompido", comentou o presidente do IDEPI.

O presidente do CREA informou que as barragens e o estádio estão sendo monitorados. O conselho que prevenir falhas que possam comprometer os reservatórios. José Araújo condenou o funcionamento do Albertão. "Não está pronto para receber torcedor. As pessoas não podem se sentir seguras. Já foi pedido o embargo, mas a CBF não homologou o embargo. Estruturalmente o estádio está perfeito, mas continua com os mesmos problemas de antes com problemas elétricos e hidráulicos", destacou.

Ele alegou que não existe rota de fuga no estádio e não tem como esvaziar o estádio em situação de emergência. "Em caso de um boato de incêndio, por exemplo, pode se repetir o que aconteceu na inauguração. Pedimos a interdição, mas isso está a cargo do Ministério Público", finalizou José Araújo. O Governo do Estado gastou R$ 3,6 milhões em obras para fazer adequações ao Albertão e a obra foi entregue no inicio do ano, em fevereiro, mas o CREA/PI alega que continua com problemas.

Um comentário:

  1. QUE EU SAIBA A BARRAGEM DE SALINAS FICA EM SÃO FRANCISCO DO - PI E NÃO EM ITAUEIRAS.

    ResponderExcluir